O prefeito candidato à reeleição Filippi Jr. (PT) participou na tarde desta sexta-feira (23) de debate promovido pelo site G1, com os outros três candidatos à Prefeitura de Diadema, e apresentou as melhores propostas para a cidade. Dividido em cinco blocos, o debate teve como tema no primeiro, terceiro e quinto blocos a segurança pública, habitação e educação, respectivamente, e temas livres nos outros dois.
No primeiro bloco, Filippi destacou as realizações na segurança da cidade, como a reativação da Central de Monitoramento, a instalação de 25 totens de vigilância - que teria resultado, segundo o candidato, na queda, em média, de 40%, na criminalidade no entorno dos totens -, medida que está sendo replicada pelo governo do Estado de São Paulo.
No segundo bloco, Filippi esclareceu que após estudos da sua equipe e de ouvir a população, assinou decreto determinando a retirada da cobrança da taxa do lixo, a taxa de resíduos sólidos, da conta de água. A partir de 2025, os moradores receberão um boleto à parte para realizar o pagamento da taxa, que foi instituída em 1998 e tornada obrigatória em 2020, com a promulgação do Marco Legal do Saneamento.
No terceiro bloco, Filippi apresentou a politica habitacional de Diadema, que já recebeu diversos prêmios internacionais pelos avanços promovidos por várias gestões do PT na cidade, tem duas mil unidades habitacionais em construção e entregou 66 unidades no Núcleo K, em Piraporinha.
O quarto bloco foi usado por Filippi para defender a construção do Novo Hospital Municipal, que, segundo ele, vai qualificar o atendimento em saúde na cidade e que já conta com R$ 287,3 milhões garantidos pelo governo federal.
No último bloco, Filippi exaltou os feitos na educação, começando pelas reformas que foram realizadas nas 60 escolas municipais, a entrega de cinco novas creches, a renovação dos parquinhos e brinquedos de creches e escolas, a entrega de materiais e uniformes escolares de qualidade, programa que permite que os estudantes levem livros para casa e a construção do CEU do Promissão, o primeiro da cidade.
Ao final do debate, Filippi se dirigiu diretamente aos moradores de Diadema. "Você lembra como estava essa cidade. Trabalhamos muito e você é testemunha. Não podemos e não devemos parar um trabalho que está no meio do caminho, ainda mais com a parceria com o presidente Lula. Peço a Deus que me dê sabedoria e saúde para continuar governando a cidade, com seu apoio e o seu voto."