Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
Cartão de Saúde revoluciona atendimentos em São Bernardo, garante prefeitura
Sistema digital unificado promete agilidade e modernização da rede municipal (Brenner Oliveira/PMSBC)
Por Rádio Serraria
Publicado em 14/07/2025 18:57 • Atualizado 14/07/2025 18:59
Cidades

A Prefeitura de São Bernardo do Campo está prestes a lançar um sistema digital unificado para a saúde pública, marcando uma nova era de modernização e eficiência. Após atender mais de 229 mil pessoas no primeiro semestre de 2025 — sendo mais de 90 mil oriundas de filas antigas —, o município anuncia a implementação do Cartão Municipal de Saúde, que reunirá todas as informações clínicas dos pacientes em um único prontuário eletrônico. “O que vamos fazer é unificar tudo em um único sistema", afirmou o secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn.

Atualmente, a rede funciona com dois sistemas distintos, que não se comunicam entre si — um para as UBSs e UPAs, e outro para os hospitais. 

O novo sistema, já em fase final de contratação, permitirá acesso rápido a dados de consultas, exames, medicações e cirurgias por meio de um código de barras. “É mais agilidade no atendimento, menos burocracia para os trabalhadores e um grande avanço de modernidade para o município”, destacou Gorinchteyn. O cartão também conterá dados pessoais para identificação imediata, facilitando o fluxo nos serviços de saúde.

O diretor de Atenção Hospitalar, Urgência e Emergência da Secretaria de Saúde, Romero Lima, reforçou a importância da iniciativa, lembrando que se trata de um compromisso de campanha do prefeito Marcelo Lima. “Nossa expectativa é que, dentro de algumas semanas, isso já seja uma realidade”, disse. Com essa inovação, São Bernardo busca não apenas melhorar o atendimento, mas também garantir mais segurança e planejamento na gestão da saúde pública.

 

Nota da Redação: Está aí um bom exemplo para Diadema aumentar a eficiência em seu sistema de saúde, não é verdade?

Comentários
Comentário enviado com sucesso!