Na última sexta (8), o programa Emprega Diadema nos Bairros chegou à região Leste, mais especificamente ao Jardim Portinari. Acompanhado de 16 empresas, a feira de empregos disponibilizou mais de 950 vagas aos moradores, além de bolsas de estudo na Fundação Santo André e cursos gratuitos na Fundação Florestan Fernandes.
É a segunda etapa deste programa, que já esteve na região Sul e deve avançar pelas demais regiões da cidade. “E, claro, além dessas feiras de emprego, o morador de Diadema pode continuar cadastrando seu currículo na plataforma do Emprega Diadema para que seja direcionado às vagas que mais se adaptem à sua formação e experiência,” complementou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Grandes agências de emprego e prestadoras de serviços marcaram presença na feira, como a RHeferência, a Griff, a GMS e a Intense RH. A Intense, aliás, que já havia participado da edição anterior, estava dessa vez com 178 vagas abertas. “Aqui, a maioria das minhas vagas é para a indústria, principalmente metalurgia,” explicou a coordenadora de recrutamento Adriana. “Mas tem bastante vaga técnica, de primeiro emprego, de mercado. O que está difícil é contratar,” lamenta.
Os motivos? Além dos índices de desemprego mais baixo dos últimos anos, muita gente anda escolhendo bem seu próximo emprego, valorizando melhores salários, benefícios e qualidade de vida, como turnos menores e localização mais próxima de casa. “Mesmo quando a gente seleciona e a pessoa não comparece, mantemos seu cadastro ativo, pois novas vagas podem surgir para alguém com aquele perfil. E a gente chama de novo, não dá pra desperdiçar,” explica Adriana.
Essa visão é compartilhada pelas recrutadoras de dois grandes mercados, também presentes na feira. Adriana Bernardino, do Sonda, tinha cerca de 15 vagas disponíveis. Andréa Moraes, do Tenda, tinha 8, com salários de R$ 1.900,00 a R$ 2.600,00. “Já teve ocasião que chamei 43 candidatos, 5 compareceram. Essas vagas estão em aberto há mais de um mês,” contou Andréa. Ambas elogiaram o esforço da Prefeitura com os feirões de emprego. “Ajuda muito a empresa, porque conseguimos em poucas horas a mesma quantidade de candidatos que levaríamos semanas para reunir sozinhos,” afirmou a recrutadora do Tenda. “Sem a prefeitura estaria muito pior.”
Saindo empregada - Os candidatos também agradecem. Luciana Barros, 43, da Vila Nogueira, deixou o emprego há 5 meses em busca de uma oportunidade melhor e já saiu da feira com uma vaga garantida na FORTLUZ. “Reunir várias empresas em um só espaço aumenta as oportunidades e nos ajuda a gastar menos tempo e dinheiro,” contou ela. “O acesso é bem mais fácil do que sair por aí procurando.”
“A prefeitura sempre tem dado esse apoio, é uma parceria essencial pra gente,” celebrou Elias do Carmo, 38, supervisor da FORTLUZ. “Como está cada vez mais difícil levar o candidato até a empresa, essa ação concentrada nos bairros está ajudando demais no processo de recrutamento, além de nos economizar tempo e recursos.” Elias estava com 10 vagas em aberto e preencheu todas.
O secretário destacou a importância da parceria entre o poder público e o setor privado para a recolocação profissional da população no mercado de trabalho e o oferecimento de atividades de capacitação e empreendedorismo, essenciais para trazer dignidade ao munícipe de nossa cidade.