A Secretaria Municipal da Saúde da Prefeitura de Diadema realizou uma oficina de atualização sobre a carteira nacional de vacinas com cerca de 300 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). A atividade, uma iniciativa da Vigilância em Saúde em parceria com a Coordenação de Atenção Básica, foi realizada em duas turmas na última quinta-feira (03/07), no auditório do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, Vivian Santos, destacou o processo de educação continuada dos profissionais de saúde para a estratégia de imunização.
“Esta oficina de atualização sobre a leitura e o preenchimento da caderneta de vacinação é uma oportunidade de aprimoramento profissional e de reafirmação do papel fundamental que os Agentes Comunitários de Saúde exercem na Atenção Básica. A Vigilância em Saúde tem o compromisso de apoiar e capacitar continuamente as nossas equipes”, afirmou
Para Denise Miyamoto, da Coordenação da Atenção Básica, a atividade marca a aproximação dos serviços de saúde. “Isso é muito importante, já que a imunização está na Vigilância, mas quem faz a imunização está na Atenção Básica. E reafirmar a importância dos agentes comunitários dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), são os que têm relação com a comunidade e conhecem o território para fazer essa articulação, promover a saúde e prevenir doenças a partir da realidade local”.
Papel dos ACSs - A enfermeira e mestre em Ciências da Saúde, Lidiane Soares dos Santos Melo, que já atuou na rede municipal, reforçou a importância dos ACSs dentro do SUS.
“Os agentes comunitários são a base do SUS e têm um papel fundamental e potente ao criar vínculos com as pessoas. Esse poder da presença transforma vidas todos os dias”, disse.
A coordenadora do Programa de Imunização de Diadema, Shirley Felix Cezario de Melo, explicou o calendário nacional de vacinas por faixa etária e as alterações recentes. “A vacinação é essencial para a saúde pública e para proteger a população contra doenças evitáveis. E os agentes comunitários, com o vínculo que desenvolvem com a comunidade, atuam para ampliar essa conscientização, responder dúvidas e desmistificar informações falsas”.