A Prefeitura de Diadema realizou, nesta quinta-feira (3) o que a administração atual considera a maior feira de empregos da história da cidade: cerca de 3 mil vagas, em centenas de cargos e funções, de todos os níveis, foram oferecidas por 45 empresas e nove instituições no Ginásio Ayrton Senna, sob organização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDET).
O evento começou às oito horas da manhã com a chegada do prefeito Taka Yamauchi, que declarou aberta a feira, liberando o espaço para o público que fazia fila desde a madrugada em busca de oportunidades.
“O trabalho é mais do que um sustento, é um instrumento de dignidade e inclusão social,” afirmou o prefeito. “Cada vaga preenchida aqui hoje representa uma família com mais segurança e oportunidades. E isso faz com que a cidade possa crescer ainda mais.”
O evento marcou os cem primeiros dias de ações da SEDET nessa nova gestão. Além da feira, a prefeitura também publica ofertas de vagas pelo portal "Emprega Diadema" e pelo programa "Emprega Jovem", que visa estimular o trabalho a partir dos 14 anos. A prefeitura também criou um programa de formação e de regularização de pequenos negócios nos bairros.
“Mas o trabalho não termina aqui hoje. As empresas continuam inserindo vagas no Emprega Diadema e o munícipe pode cadastrar seu currículo e buscar online o melhor emprego", explica o secretário da pasta Aírton Aparecido da Silva. Ele também informa que, além disso, foram assinados termos de parceria com o SEBRAE e o Sindicato e Associação dos Industriais em Panificação e Confeitaria, para "reforçar o compromisso do poder público com o empreendedorismo e o primeiro emprego".
Em um ambiente de alto desemprego, um feirão como esse é fundamental para as empresas preencherem suas vagas ociosas, avalia a prefeitura. A Moderna, por exemplo, que atua justamente em recrutamento e treinamento de funcionários, estava oferecendo mais de 700 vagas. Outras empresas foram pessoalmente em busca de candidatos, como a Dolly, que tem seu centro de distribuição em Diadema e estava no feirão com setenta vagas de motorista, carreteiro, manobrista, ajudante geral e ajudante de operações. “Oferecemos VR, duas cestas básicas por mês, convênio com dependentes, vale transporte, tudo no esforço de trazer bastante candidatos para preencher esses postos” explicou Natália Lucena, assistente de RH da Dolly.
Para os jovens, só a Associação Nacional de Administração (ANA) oferecia 350 vagas para estágios e aprendizagem. “Não é curso, é vaga para trabalhar, com colocação diretamente nas empresas,” garantiu o diretor de relacionamentos Luís Douglas, 53.
Para cadastrar currículos e vagas, basta acessar https://emprega.diadema.sp.gov.br. A SEDET fica na Av. Antônio Piranga 1116, no Centro, e pode ser contatada pelo telefone 11 4056 3950 ou o e-mail desenvolvimento.economico@diadema.sp.gov.br