Mais de 300 participantes estiveram reunidos nos dias 18 e 19 de junho em Diadema para a etapa municipal preparatória da 10ª Conferência Estadual e da 18ª Conferência Nacional de Saúde. Ao longo dos debates, foram discutidas 24 propostas, das quais oito foram aprovadas, reforçando o caráter democrático e participativo do encontro.
Entre as medidas aprovadas estão a padronização dos sistemas de informação do SUS para garantir interoperabilidade e segurança dos dados, a criação de um ambulatório regional de dor crônica e a implementação de planos de carreira e salário para servidores concursados da saúde. Além disso, foram eleitos 16 delegados que representarão o município na etapa macrorregional.
Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar do Brasil”, o evento contou com palestras e reflexões sobre prevenção de doenças e promoção da saúde. A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Janaína Lacerda, destacou que os dois dias foram marcados pela escuta qualificada e pela construção coletiva de propostas voltadas ao fortalecimento do SUS.