Durante sessão na Câmara Municipal de Diadema na última quinta-feira (23), os vereadores Reinaldo Meira e Juninho do Chicão se manifestaram sobre a polêmica envolvendo a atuação de vendedores ambulantes no centro da cidade. Reinaldo criticou a falta de planejamento em gestões anteriores e cobrou ação firme do atual prefeito. “Diadema tem que ser organizada, sim. Não podemos ficar do mesmo jeito de sempre, sempre o patinho feio da região”, afirmou. Para ele, o problema se agravou por omissão passada: “Esse filme a gente já viu tantas vezes. Se tivesse reorganizado o sistema, nada disso estaria acontecendo.”
Meira também apontou irregularidades na atuação de alguns comerciantes, alegando que há lojistas que distribuem mercadorias para camelôs nas ruas. “Tem gente aqui que tem loja e distribui 12, 13 camelôs pelas ruas para vender”, denunciou. Apesar de não ser contra o comércio informal, ele defendeu limites: “O seu direito termina quando começa o direito do outro. O comerciante que paga seus impostos não tem que ser penalizado.” Segundo o vereador, é preciso coragem para enfrentar o problema: “O prefeito tem que ter coragem para organizar o sistema.”
Já Juninho do Chicão adotou um tom mais conciliador, destacando a importância do diálogo e da presença nas ruas. “Nem Jesus Cristo agradou todo mundo, e não vai ser o Juninho do Chicão que vai agradar também”, disse. Ele relatou visitas à Casa da Economia Solidária e ao centro da cidade para ouvir os ambulantes. “Não é no grito que a gente vai resolver. Vai ser com organização”, afirmou, reforçando que a prefeitura está empenhada em reorganizar o comércio informal.
Juninho também criticou gestões anteriores que, segundo ele, abandonaram os trabalhadores informais. “Teve gente que governou essa cidade por muitos anos e nada fez. Agora quer responsabilizar quem está tentando organizar.” O vereador foi enfático ao condenar práticas como aluguel de bancas e venda de licenças: “A Prefeitura de Diadema não vai deixar isso acontecer. Nós vamos estar ao lado de quem quer trabalhar de verdade.”
.....
Não basta apenas votar. Tem que fiscalizar e cobrar os governantes e parlamentares que você escolheu para administrar a sua cidade. Acompanhe todas as quintas-feiras, a partir das 14h, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Diadema, ou assista ao vivo pelo canal do Youtube - TV CMDIADEMA - YouTube
Portal da Câmara Municipal de Diadema
Onde fica: