A partir de setembro, 12 escolas da rede municipal de Diadema terão acesso gratuito à internet de alta velocidade, graças a uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Instituto Escola Conectada. A iniciativa garante conexão entre 300 Mb e 1 Gb por três anos, sem custos para as unidades escolares ou para a prefeitura.
O objetivo é viabilizar o funcionamento dos laboratórios de informática e ampliar o uso pedagógico da tecnologia por alunos e educadores. A medida complementa o atendimento já realizado pelo Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust).
Fundado em 2020, o Instituto Escola Conectada já atua em 700 escolas públicas de 84 municípios em 13 estados, beneficiando mais de 330 mil estudantes.
A ONG viabiliza o acesso à internet por meio de provedores locais e monitora a qualidade da conectividade por uma plataforma própria, garantindo segurança e privacidade.
Em Diadema, a iniciativa contempla escolas como EMEB Jorge Amado, EMEB Prof. Florestan Fernandes e EMEB Sen. Teotônio Brandão Vilela.