Com o avanço acelerado da era digital, o Colégio Singular promoveu, em 2025, uma reformulação significativa em sua abordagem de Letramento Digital, presente na grade desde os anos 2000. A iniciativa atende às mudanças tecnológicas, ao novo comportamento dos alunos diante das redes sociais e à popularização da Inteligência Artificial. Desde o Ensino Fundamental, os estudantes são estimulados a desenvolver autonomia digital, pensamento crítico e criativo, além de habilidades técnicas conectadas ao mundo real.
A nova proposta transcende o uso básico de ferramentas tecnológicas, formando alunos como criadores de conteúdo e cidadãos digitais conscientes. A disciplina é integrada a projetos interdisciplinares e práticas como programação com blocos, criação de vídeos e jogos, campanhas sobre cyberbullying e automação com Arduino. Segundo a coordenadora pedagógica de tecnologias, Luciana Oliveira Calabrez, a renovação curricular contou com a colaboração de professores e equipe de inovação, impactando positivamente o engajamento dos estudantes.
Além de seguir as diretrizes da BNCC e da recente Resolução CNE/CEB nº 2/2025, o programa destaca-se por fomentar uma cultura de conexão responsável. Para o supervisor de matrículas, Eduardo Zamborlini, o diferencial está no uso adequado da tecnologia para cada contexto, promovendo uma formação integral que articula conhecimentos técnicos, cognitivos e socioemocionais. Com nove unidades no ABC Paulista, o Colégio Singular reforça sua liderança no Sistema Anglo com uma educação alinhada às exigências de um mundo cada vez mais digital.
