Em plenária realizada na noite desta quinta-feira (17), trabalhadores, agentes e apoiadores da cultura de Diadema entregaram manifesto em apoio à reeleição do prefeito Filippi. No documento, que está disponível para ser assinado online no link https://chng.it/45y9h6psXt, além de expressar apoio a Filippi, os subscreventes manifestam grande preocupação com o retorno ao governo da equipe que quase dizimou a Cultura da cidade nas gestões anteriores. O texto foi lido pelo multiartista e representante da Câmara Setorial de Música no Conselho Municipal de Cultura, Mário Deganelli, que foi quem redigiu o manifesto, em uma construção coletiva.
Cerca de 200 pessoas participaram da atividade e representantes dos trabalhadores e dos alunos das oficinas fizeram falas tanto de apoio ao trabalho que vem sendo realizado nos últimos quatro anos, quanto sobre a importância da continuidade desse trabalho com a reeleição do prefeito Filippi. O secretário de Cultura, Camilo Vannuchi, abriu a plenária lendo uma mensagem de apoio da ministra da Cultura, Margareth Menezes.
A atriz Mônica Rodrigues fez uma fala inflamada e alertou que a cultura de Diadema corre o risco de retroceder em tudo o que houve avanço nos últimos quatro anos. “Quando a atual gestão começou, encontramos equipamentos abandonados, cheios de avarias e um número 70% menor nas vagas de oficinas do que temos hoje”, relembrou. “São vários os projetos que essa gestão criou ou fortaleceu e tudo isso corre o risco de ser desmantelado”, completou.
O presidente do Conselho Municipal de Cultura, Luiz Mauro Rocha, destacou que falava em nome dos funcionários atuais e os antigos, que sempre tiveram compromisso com Filippi e que sabem que Filippi sempre se comprometeu com eles. “Essa eleição tem muita coisa em jogo. Nas gestões anteriores ao Filippi, a Secretaria de Cultura quase deixou de existir. O objetivo desse pessoal é unificar Secretarias e fazer da Cultura um apêndice. É essa gestão que dá a autonomia que a gente precisa porque é o futuro dessa Secretaria que está em jogo”, pontuou.
A artista plástica e arte educadora nas oficinas da Secretaria de Cultura, Vanessa Fortino, destacou que atua na cidade há quatro anos e que Diadema se sobressai com relação a outros municípios com o grande número de equipamentos culturais, que atuam de maneira intersecretarial, com oficinas para referenciados dos Caps e pessoas em situação de rua, por exemplo.