Jabalí e Carlos Alberto Dória lançam curso "Explorando a Culinária Latino-americana"
Início 07/10/2024 às 19:00
Fim 07/10/2024 às 21:30
Local Jabalí - Rua Martim Francisco, 655 - Santa Cecília - São Paulo - SP
Clique para habilitar o mapa

Para desenvolver o cardápio do bar-restaurante Jabalí, no bairro de Santa Cecília, em São Paulo, o chef Rodrigo Valente empenha-se na pesquisa e no estudo da culinária latina. 

No desejo de compartilhar seu conhecimento com os demais colegas de profissão, estudantes de gastronomia e entusiastas, Valente convidou o sociólogo Carlos Alberto Dória, uma das maiores referências em estudos sobre a culinária, para formatar o curso “Explorando a Culinária Latino-americana: Tradição e Técnica”, que acontece em três encontros presenciais no Jabalí em outubro.

Dividido em três aulas de 2 horas e 30 minutos cada, o curso acontece nas três primeiras segundas-feiras do mês das 19h às 21h30 e aborda as influências mexicanas (no dia 07), dos impérios Inca e Asteca (dia 14) e povos Guarani e Mapuche (dia 21). 

Dinâmica do curso - Na parte teórica, os encontros trabalham diversos temas, como as interações entre culinárias ibéricas e as culturas indígenas, que resultam em pratos como Ceviche e Tamal (preparo salgado à base de milho cozido a vapor envolvido em folha de milho); o papel dos impérios Inca, Asteca e povos Guarani na formação da culinária regional; comparação entre as técnicas de preservação de alimentos, como o Charque (carne salgada e seca ao sol) e a Chicha (bebida fermentada a partir do milho); e os segredos por trás dos sabores autênticos, como marinadas e uso de especiarias em receitas. O curso ainda traz reflexões e debates sobre o movimento gastronômico de resgate cultural na América Latina e as possibilidades de incorporação de técnicas ancestrais na culinária moderna.

Já na parte prática, acontece o preparo e degustação de alguns pratos analisados, como o Ceviche (com influência inca), o Vorivori (guisado de frango, especiarias e queijo de origem paraguaia), a Guacamole (da cultura asteca) e a Chipa (massa em formato de meia-lua preparada com polvilho, banha de porco, queijo ralado, ovos e sal).  Também terá apresentação e abordagem de bebidas, como a Chicha Morada (feita a partir do milho roxo e especiarias), a Aluá (fermentada a partir do abacaxi), a Tequila, o Mezcal, o Pisco e o Singani (aguardente destilada de uvas moscatel de Alexandria brancas produzida nos Andes bolivianos). 

Com o valor de R$ 800, são 20 vagas para o curso e as inscrições podem ser realizadas apenas através do contato via WhatsApp oficial do Jabalí, pelo número +55 11 91784-8588.

Serviço: 

Curso “Explorando a Culinária Latino-americana: Tradição e Técnica”

Datas: 7, 14 e 21 de outubro

Horário: 19h às 21h30 

Local: Jabalí - Rua Martim Francisco, 655 - Santa Cecília - São Paulo - SP

Inscrições:  +55 11 91784-8588